A prova da primeira fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) realizada no dia 15 de julho, no Colégio CEM, classificou três alunos da escola, no Nível I (6º a 7º ano), João Pedro Canesso, Nível II (8º e 9º ano), Julia Isadora Leal Pereira e Nível III (Ensino Médio), Gabriel Detoni.
A segunda prova será aplicada no dia 21 de setembro e será composta por uma prova de questões mistas (parte A e B), com duração de quatro horas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro contendo apenas questões discursivas. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.
O Colégio CEM aguarda o resultado da Olimpíada Regional que ainda não foi divulgado. A escola parabeniza seus alunos e professores pelos resultados obtidos. “O projeto é de extrema importância para que possamos estimular o ensino da matemática entre os alunos de todas as idades de forma lúdica. Através da Olimpíada conseguimos ainda desenvolver a autonomia, raciocínio lógico matemático e instigando neles cada vez mais a busca pelo conhecimento. Ainda dentro deste contexto desenvolvemos e aperfeiçoamos as habilidades dos próprios professores que se sentem desafiados a auxiliar esses alunos”, destaca a presidente da cooperativa, Elizeth Pelegrini.
Para a coordenadora pedagógica do colégio, Sonia Turmena, é importante enfatizar o trabalho das escolas no processo desmistificação que a matemática é uma disciplina difícil. “Dentro da nossa escola procuramos inovar sempre, tornando o ensino aprendizado tanto em sala de aula como fora algo prazeroso. A Olimpíada em especial tem o papel de mostrar ao aluno que a construção do conhecimento em torno da disciplina pode ser sim algo atraente”, afirma.
Premiação: Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área.
Sobre a OBM: A competição, realizada desde 1979, visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática. A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supeior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de CIências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).