Coordenadas Geográficas são estudadas no CEM. 🌎
Linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. O tema “Coordenadas Geográficas” foi abordado no 6º Ano II, pelo professor Marcelo Marasca, e prendeu a atenção dos estudantes nas últimas semanas!
CEM recebe geólogo para aprofundar conhecimento
Esse profissional realiza levantamentos geofísicos e geológicos, por meio da análise, da coleta e da interpretação dos dados e do gerenciamento das amostras. Ele faz o acompanhamento de estudos ambientais, elabora mapas e realiza outros importantes serviços.
E que honra poder receber um geólogo em nossa escola, para aprofundar ainda mais os estudos sobre rochas com nossos alunos. O convite foi realizado pela professora Tainara, na aula de ciências. Obrigada ao geólogo Marcus Oppliger Pinto.
Aulas de Educação Física aprimoram conhecimento.
Jogos de oposição e conquista para o 3º Ano II do Colégio CEM. De acordo com o professor de Educação Física, Laércio Dias, a prática é um dos focos de trabalho do bimestre para essa turma. “O jogo desenvolvido foi um jogo da velha adaptado, introduzindo o deslocamento a cada jogada”, destaca ele.
O jogo desenvolve o raciocínio lógico, atenção, concentração, observação, coordenação motora, tátil e visual.
Atividade de cooperativismo incentiva Equilíbrio Coletivo
Com a intenção de desenvolver a concentração e ajuda mútua, para chegar a um objetivo em comum, essa atividade foi proposta e realizada durante aula de Cooperativismo com os estudantes do Pré II 2, da Educação Infantil. A professora Graciele destaca que a proposta incentiva o Equilíbrio Coletivo.
Festival de Paródias envolve alunos do 4º Ano no CEM
As paródias aparecem em diversos gêneros artísticos e em meios de comunicação. A indústria cinematográfica, a televisão, a música e a literatura costumam realizar paródias de situações, para ilustrar muitas questões. Em nossa escola o tema foi abordado na disciplina de Língua Portuguesa, pela professora Tainara do 4º Ano.
Semana das Mamães CEM:
Em tom descontraído e interativo, psicóloga Fábia Farina realizou palestra com as mães do Ensino Fundamental I e II, na noite do dia 06/05, marcando a abertura das homenagens da semana.
“Permita-se, desconstruindo a maternidade” foi o tema abordado, discutindo mitos, fragilidades, alegrias e desafios no exercício da maternidade.
Semana das Mamães do Colégio CEM 💗– Em apresentações alternadas, iniciamos a programação nesta terça-feira (07/05), para as mamães dos pequenos do Maternal I e II e também do 4 ano do Ensino Fundamental!
👇 Veja os melhores momentos em fotos.
As lentes das câmeras até podem registrar alguns momentos especiais, alguns rostinhos emocionados, e também alguns sorrisos, mas não capturam o sentimento inexplicável vivenciado em cada apresentação! Com amor, preparamos um breve resumo da Semana das Mamães do Colégio CEM 💗! É para guardar no 💗! Infelizmente nem todas as crianças e as mamães aparecem nas imagens, mas fizemos o possível!
Desejamos que todos os dias sejam cheios de AMOR dentro de cada lar!
Sejam felizes queridas mamães! Sempre!
Com amor,
Família CEM!
#SouMãeCEM
Minicidade Cooperativista comemora 12 Anos de História
Dia de #Comemoração no Colégio CEM! Nesta terça-feira (14/05) a Minicidade Cooperativista comemora 12 Anos de História. Uma trajetória de pioneirismo e inovação, que está consolidada como referência no Setor Educacional no Brasil. Com os estudantes reunidos, uma Solenidade de Comemoração foi realizada nesta manhã, além do Lançamento da Plataforma da Minicidade no Digital – Minicidade On.
Veja algumas fotos abaixo e a reportagem em vídeo no decorrer da semana! #MinicidadeCooperativista
Veja o vídeo na íntegra sobre o Aniversário da Minicidade Cooperativista CEM:
Formas de Expressão da Arte: cooperativismo 🖌
Nas aulas de Cooperativismo, os alunos dos terceiros anos I, II e III trabalharam sobre as formas de expressão da Arte e, como conclusão, criaram uma história e a apresentaram em forma de Teatro de Bonecos. Que tarde divertida conduzida pelas professoras: Marioni, Patrícia e Thaíse. Sensacional!
Terceirão: o que é o Feminicídio
O debate aconteceu na disciplina de Atualidades e envolveu conteúdos que abrangem às disciplinas de história, filosofia e sociologia. O estudo aplicado destacou a visão histórica, o Feminicídio filosófico e sociológico. Conhecimento que abordou o 3º Ano do Ensino Médio, através dos mestres, Professores Felipe Velho e Marcelo Marasca.
Aula de Ciências encanta estudantes 🧪🌡🦠
Matéria sobre misturas homogêneas e heterogêneas. (Mistura com mel, água com corante e óleo) foi aplicada em sala de aula durante o mês de maio. Com o objetivo de observar e identificar as diferentes fases de uma mistura heterogênea, os estudantes do 6º ano I e II aprenderam sobre densidade, com a professora Cristina.
#ColégioCEM #Educação #SistemaPositivo #Ciências
Leitura é incentivada nas turmas do 3º Ano do CEM (E.F) 📚📙
Os alunos dos terceiros anos estão descobrindo uma forma divertida e estimulante para desenvolver a leitura. É através do “sussurrofone”, recurso que faz com que a criança ouça a própria voz com clareza, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras. Dessa vez, foi utilizado na leitura do gênero Poesia, com muito encantamento e alegria! A atividade foi desenvolvida pelas professoras Marioni Bernardi e Patrícia Pickersgill, na matéria de Língua Portuguesa.
#ColégioCEM #Educação #Leitura #sussurrofone
O cotidiano e os experimentos de física 🌡🧫🧬
Visto que a Física é muito mais que mera descrição dos fenômenos observados, e na tentativa de descobrir a ordem e a relação entre os diversos fenômenos que ocorrem em nossa volta, as turmas de 1ª e 2ª Série do Ensino Médio desenvolveram diversos trabalhos envolvendo experimentos de física ligados ao cotidiano.
“Os alunos construíram vários experimentos proporcionando aulas práticas com materiais de baixo custo. Com isso encontraram mais facilidade em sanar suas dúvidas e reconhecer a física como uma ciência importante e necessária no desenvolvimento científico e tecnológico do homem”, descreve a professora Sirlei Stallbaum Klein.
Aula de Ciências: uma forma alternativa para aprender 💦🦠🧪
A compreensão dos conceitos relacionados às entidades constituintes da matéria – átomo, elemento, substância e molécula – apenas por definições é muito difícil, e tal dificuldade, muitas vezes, provoca desinteresse por parte dos alunos. Para isso, foi realizado um trabalho com os alunos do 9º Ano, em que os mesmos construíram várias moléculas diferentes. Para realização deste trabalho, os alunos utilizaram os conceitos estudados em sala de aula.
“Em cada molécula, foi estudado o conjunto: (Número de átomos, número de moléculas, número de elementos químicos , tipo de substância: Simples ou Composta, fórmula química das substâncias, entre outras)”, conta a professora Sirlei Stallbaum Klein.
#ColégioCEM #Educação #Jornadinha2019
Música e Conhecimento 📻🎼
A música é sem dúvida uma linguagem universal. Os alunos do 3º e 4º ano do E.F. I e os alunos do Terceirão, estão perfeitamente integrados numa atividade de percussão coordenados pela Regente e Maestrina Loreni Pottratz Schwambach. Você vê esse momento nas fotos abaixo!
Aulas de Cooperativismo conquistam alunos CEM
Uma dinâmica de cooperação, articulada com leitura, oralidade, amizades e auto estima. Essas foram as características vivenciadas durante Aula de Cooperativismo com os estudantes do 2º Ano I do Colégio CEM. A atividade foi organizada pela professora Indianara.
Alunos CEM participam do JESC de Atletismo 🏃♂🏃♀
Fazer a diferença é um objetivo proposto pelo Colégio CEM para as suas diferentes abordagens de conhecimento. No JESC de Atletismo, realizado neste mês, a escola participou com a inserção de sete estudantes, entre eles um recebeu medalha por sua colocação. O estudante João Zanon conquistou o 3°lugar na prova dos 3.000 metros.
Veja os resultados:
Bruno Simioni: 3.000 metros.
Iago Mortari: 100 e 200 metros.
Lucas Kracker: 800 metros.
Felipe Almiron: 200 metros.
Felipe Argenton: 100 metros e salto em distância.
Lorenzo Lorenzetti: salto em distância.
O Colégio CEM parabeniza os estudantes e o professor responsável, Laércio Giovanni Dias, pela participação e resultados!
Alunos CEM visitam uma das maiores hidrelétricas do Brasil
Uma importante visita técnica engrandeceu a disciplina de Geografia do Ensino Médio do Colégio CEM neste mês de maio. Os estudantes do Terceirão conheceram na prática as estruturas de uma das maiores e mais importantes Usinas Hidrelétricas do Brasil , a UHE Itá. A atividade proposta pela professora Andreia marcou o encerramento do conteúdo do primeiro bimestre e reforçou os conhecimentos sobre o tema: energia!
#ColégioCEM #Hidrelétricas #Educação
Teorema de Pitágoras no Colégio CEM
A partir da experimentação e da demonstração dos conteúdos, a aprendizagem torna-se efetiva. Desta maneira, a disciplina de Matemática conduzida pela professora Vania Mara Fracaro, propôs uma demonstração do Teorema de Pitágoras com a utilização de materiais alternativos. Os trabalhos foram realizados pelo 9º Ano do Ensino Fundamental II do CEM.
Maternal 2 vivencia novas experiências
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, tarefas como andar, correr e segurar objetos devem ser ensinadas às crianças e estimuladas a serem realizadas. Afinal, é a coordenação motora que nos permite ficar de pé, nos equilibrar e segurar objetos, por exemplo. No caso das crianças, é brincando que elas vão explorar o mundo ao seu redor e conhecer mais sobre si mesmo, seu corpo e suas limitações, desenvolvendo as primeiras noções de força, tamanho, distância, velocidade, altura, etc. A atividade foi desenvolvida pela professora do Maternal 2, Liciane Rovani.
Fósseis encantam crianças 💀
Uma aula sobre fósseis com o professor Lársio encantou os pequenos do 4º Ano do Ensino Fundamental I do Colégio CEM. “Associar tal encantamento à importância que esses registros têm, torna esse assunto ainda mais fascinante”, destaca a professora Tainara.
#ColégioCEM #Educação #Fósseis
Poesia: imaginação e conhecimento
As turmas do Pré I-1 e Pré I-2, estão desenvolvendo o projeto “Entre Poemas”. Inicialmente está sendo trabalhada a poesia “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles, diversas atividades já foram desenvolvidas, dentre elas destacamos: modelagem dos sapos e formigas com massinha de biscuit, confecção de flores utilizando formas geométricas, carimbo das mãos para dar forma às borboletas, passeio para observar os jardins nos arredores da escola e também, as crianças estão experimentando formas diferentes de desenhar, com uso da imagem projetada na parede, todo este material produzido será utilizado para confecção de um painel coletivo.
De acordo com as professoras Ediléia e Gilvana, o trabalho com poesias auxilia no desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade, assim como, contribui para a prática reflexiva que leva à criança a novas percepções, aguça a sensibilidade e forma leitores.
#ColégioCEM