A diretora presidente do Colégio CEM, Elizeth Pelegrini e a coordenadora pedagógica, Sonia Turmena, estão em Paris nesta semana, participando da Conferência Internacional do Cooperativismo – ICA 2015 que acontece de 27 a 30 de maio no Agro Paris Tech, Instituto de Pesquisas e uma grande escola europeia de engenheiros e gerentes da área de vida e do meio ambiente.
A conferência tem como tema “O Futuro do modelo cooperativo: Criatividade, inovação e pesquisa”. O encontro reúne pessoas de todos os continentes, profissionais cooperativistas, pesquisadores e estudantes ligados ao setor e à economia social e de educação, bem como outros campos de investigação em cooperativismo.
O artigo apresentado pela escola: “A gestão do negócio cooperativo baseado na Doutrina Cooperativista com inovação e criatividade”, será apresentado à banca na manhã do sábado, dia 30. O modelo de gestão cooperativista do colégio catarinense em destaque, assim como o Projeto Macro da Minicidade Cooperativista.
Através da exibição de um vídeo o CEM deve contar um pouco da história do colégio, desde sua constituição em dezembro de 1997 por 22 sócios cooperados, cujos membros fundadores eram professores que trabalhavam em uma escola que fechou, que necessitando de trabalho e renda, constituíram a cooperativa com o apoio da OCESC – SESCOOP/SC, até os dias atuais com a construção de uma nova Unidade para atender a grande demanda da região.
Baseados na cultura da cooperação, com o foco em oferecer o melhor ensino educação do município, o colégio que conta hoje com 28 sócios ativos sempre apostou em mudanças, novos projetos e ações para crescer e se desenvolver. Para o CEM inovação significa competitividade, algo primordial para os que buscam se manter no mercado atual cada vez mais acirrado, buscando sempre agregar valor aos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
O CEM acredita que os elementos que promovem inovação dentro de uma empresa são as pessoas, os processos e as tecnologias, mas que em uma empresa cooperativista as pessoas são os principais elementos para essa mudança. Com projetos inovadores e com a melhoria da insfraestrutra a cooperativa tem ampliado seu leque de negócios, atingindo solidez e tornando-se referência em todo Brasil.