O que fazer com as crianças e os jovens antes ou depois da escola? Essa é uma dúvida que atinge muitos pais. Principalmente os que trabalham fora e não tem com quem deixar os filhos no contraturno. Pensando nisso e com o principal objetivo de desenvolver os alunos de forma completa e diferenciada, o Colégio CEM oferece desde 2013 uma nova modalidade, o Ensino Complementar para crianças de três até nove anos. Entre os principais benefícios atendimento o ano inteiro, em período de férias e em recessos.
A modalidade não substitui o papel da família na educação dos filhos, mas proporciona tranqüilidade as famílias, sabendo que os filhos estão praticando diversas atividades dentro do ambiente escolar, que é um espaço acolhedor e seguro.
No CEM o Ensino Complementar conta com apoio pedagógico completo, orientação educacional integral, além de toda a estrutura da escola. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação complementar reorganiza espaços e conteúdos.
Para o período complementar o CEM, aposta em um cronograma de ações de recreação, com atividades artísticas, culturais, esportivas e de socialização, que são bem distribuídas ao longo do dia e da semana para não sobrecarregar os estudantes de tarefas. “Desenvolver habilidades artísticas, praticar atividades esportivas e brincar ajuda positivamente no desenvolvimento das crianças, melhorando a coordenação motora e promovendo saúde”, analisa a Orientadora do Ensino Complementar, a professora, Liciane Giacomin Rovani.
Segundo os educadores o tempo integral auxilia efetivamente no aprendizado e comportamento das crianças. “As atividades antes do período de aula, também contribuem para melhor rendimento escolar. Eles passam a ter maior concentração, autonomia e motivação nas atividades curriculares”, destaca Liciane.
No colégio além deste vasto cronograma, a escola reforça o hábito dos estudos. “Dentro da nossa escola eles contam com orientação especializada e aprendem a aproveitar melhor o tempo que às vezes poderia ser ocioso. Desta forma, conseguimos promover aprendizado e lazer, além de contribuirmos para o crescimento social destes alunos que se sentem confiantes para os desafios em sociedade por meio dos valores e atitudes de cooperação”, reitera a presidente da cooperativa, Elizeth Pelegrini.