No Colégio CEM a criança da Educação Infantil é compreendida como um ser humano social e histórico, de modo que é respeitada e valorizada em suas diversas formas de viver, pensar, conviver, sentir e expressar sua infância. Nossa escola propicia a expressão, o afeto, a socialização, o brincar, a linguagem, o movimento, a fantasia e o imaginário que conduz à aprendizagem e ao desenvolvimento integral da criança.
Por isso, o Colégio CEM entende e reforça a importância das brincadeiras, pois elas são estratégias divertidas e prazerosas por meio das quais as crianças ampliam suas relações sociais, adquirem laços afetivos, transformam sua realidade, exprimem-se espontânea e livremente e desenvolvem a imaginação. Nesse sentido, concebe-se a ludicidade como uma influência positiva no desenvolvimento infantil favorecendo os aspectos biológico, cognitivo e socioemocional.
Neste último, a esfera socioemocional, por exemplo, os alunos estabelecem vínculos afetivos, aprendem a lidar com regras e a conviver de maneira positiva com seus pares e professores. No âmbito biológico são trabalhadas capacidades como força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, habilidades manuais, dentre outras. Entre as capacidades cognitivas, percebe-se que as brincadeiras fortalecem processos de ensino-aprendizagem, a saber, memória, imaginação e criatividade.
Desse modo, a partir da compreensão dos direitos da criança e dos campos de experiência, é possível alcançar os objetivos de aprendizagem previstos na BNCC para a Educação Infantil.