O palestrante João Carlos de Oliveira conversou com professores, alunos e pais da Cooperativa Educacional Magna – Colégio CEM. O evento aconteceu no auditório da UnC-Concórdia. O professor abordou o tema “Comunidade Escolar – Fazendo a Diferença”. Oliveira, que veio pela segunda vez a Concórdia, empolgou o público com um bate-papo divertido e descontraído. Ele tratou sobre as relações entre pais e filhos e as influências desses relacionamentos no cotidiano de cada um e, especialmente, no universo escolar. O professor falou sobre o poder que a Educação tem dentro de uma sociedade e a importância da participação da família nesse contexto. “A escola é uma extensão da casa. Educar é trocar experiências”, pontua.
Na abertura do evento, a presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini, destacou o diferencial da construção do conhecimento, sob a ótica cooperativista. Ela Lembrou que o educandário tem muitos projetos,dentre eles, a “Escola de Inteligência” – uma proposta que visa integrar o conhecimento com as novas tecnologias, valorizando o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Elizeth acentuou o papel de cada professor, aluno e pai dentro da educação cooperativista. “Cada um tem o seu valor. Cada um constrói o seu lugar de valor “, assinala.
Durante a palestra,o professor João Carlos evocou a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Quanto mais a família estiver envolvida, melhora o trabalho”, ressalta. Ele enfatizou a necessidade de que as pessoas se preocupem umas com as outras, procurando se integrar mais ao meio em que vivem. “O melhor que tem da sociedade é quanto ela se torna mestre. Quando ela pode passar para o outro o que ela tem de melhor. Ela ensina. O melhor do professor é quando ele tem a humildade de dizer que aprende com seus pupilos”. Oliveira abordou as dificuldades que as pessoas têm para se relacionar. “As pessoas convivem lado a lado e não se conhecem, não trocam energias”, acrescenta.
Para um público atento e participativo, o palestrante discutiu temas que remetem aos cidadãos a refletirem sobre atitudes que podem levá-los a um estado de isolamento. Ele argumentou sobre o conceito de comunidade “que é o interesse comum”, ou seja, as pessoas se interessarem umas pelas outras. Nessa linha de raciocínio, João Carlos de Oliveira destacou a filosofia da Educação Cooperativista, que dá oportunidade para que o aluno expresse seus sentimentos e sensações, compreendendo o seu papel como um cidadão integrado à realidade em que está inserido e, desse modo, fazendo a diferença nesse contexto social.
O professor lembrou ainda que educar é saber respeitar as diferenças. “É falar sobre religião, mas respeitar as opiniões das pessoas”. Oliveira deixou uma mensagem de motivação ao público que acompanhou a palestra. “É preciso partilhar o que você tem de melhor, mesmo que seja apenas um sorriso”, pontuou. Outra recomendação aos professores, alunos e pais é para que todos desempenhem suas funções com vibração. “É bom demais você vibrar com aquilo que faz. Comunique o seu melhor para o mundo”.