Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
A organização estrutural da Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental Anos Finais – dá-se por áreas de conhecimento. Tal organização busca favorecer a comunicação dos conhecimentos e aprendizagens, das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares: linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
O Colégio CEM entende que tais áreas de conhecimento devam ser trabalhadas e reatualizadas de modo inter e transdisciplinar. Por isso, os componentes curriculares deixam de ser memórias estanques guardadas como eram por meio de disciplinas, e passam a ser comunicáveis e traduzíveis através de estudos de meio, saídas de campo, investigação científica, biotour, produção textual à luz dos diversos gêneros textuais combinados socialmente, vivência socioemocional, empreendedorismo, cultura digital, educação para cooperação e manifestações artísticas e culturais. Resumindo-se, há uma intencionalidade pedagógica do Colégio que visa à passagem de modelos tradicionais de ensino para metodologias ativas, híbridas, que visam ao protagonismo estudantil.