Com sete anos de história o Projeto pioneiro da Minicidade Cooperativista criado pelo Colégio CEM é considerado um dos mais importantes e inovadores na área da educação no país. Dentro da proposta os alunos realizam eleições, recolhem impostos e aprendem a desenvolver ações voltadas para o coletivo, um dos princípios desenvolvidos por meio da filosofia cooperativista a união e os resultados promissores por meio do trabalho em equipe também norteiam as atividades. O projeto também serve de modelo para outras instituições, por isso, ganhou destaque na edição desta terça-feira, dia 07, do Diário Catarinense um dos jornais com maior circulação e credibilidade de Santa Catarina.
Para a presidente da cooperativa, Elizeth Pelegrini, a reportagem de uma página no DC é ainda uma forma de valorização e reconhecimento do projeto que vem ganhando a cada ano maiores projeções. “Nos sentimos honrados em poder disseminar o projeto a outras escolas como fonte de inspiração, pois nosso principal objetivo com a Minicidade foi sempre promover o conhecimento e o ensino aprendizado de uma maneira diferente em que eles pudessem vivenciar como funciona realmente uma cidade e uma sociedade na prática”.
Na reportagem ênfase para a estrutura da Minicidade, assim como os polos. Destaque para o econômico com a inauguração da Minicooperativa de Crédito a MinicrediCEM em parceria com o SICOOB Crediauc em que os estudantes aprendem na prática como funciona a gestão do dinheiro.
As premiações como a conquista do 2º Lugar no Concred Verde entregue durante o Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, realizado em setembro, em Manaus (AM), também pontuaram a importância do projeto.
O presidente do Sistema das Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, igualmente enfatiza a proeminência do projeto. “Cada vez mais as cooperativas são capazes de se adaptar e moldar-se diante do cenário atual que exige inovações e ações diferenciadas como essa que transformam em especial essas crianças em cidadãos conscientes e preparados para a sociedade”.
Acesse e leia na íntegra a reportagem publicada no Diário Catarinense: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/10/minicidade-ensina-cooperativismo-na-pratica-para-estudantes-em-concordia-no-oeste-catarinense-4615060.html