A relação das abelhas com a humanidade é de longa data. Hodiernamente, segundo o Instituto Butantan, elas contribuem aproximadamente com 1/3 da alimentação humana. Ainda, segundo a ONU, as abelhas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas.
Os alunos dos Quintos Anos do Colégio CEM descobriram, por meio do estudo de meio sobre abelhas, que elas são insetos fundamentais à preservação e ao equilíbrio de diversas formas de vida, porque auxiliam na manutenção e reprodução de muitos vegetais.
Todo esse aprendizado das turmas se deve à visita realizada ao meliponário do Sr. Hedo, em Arabutã, SC, no contexto do estudo de meio sobre as abelhas realizado no decorrer deste ano.
Por fim, para os estudantes ficou claro que a extinção das abelhas provocaria consequências trágicas não somente para a humanidade, mas também para toda a população do Ecossistema Terra. Disso, fica o aprendizado sobre a importância da preservação das abelhas visto serem “polinizadores por excelência”, conforme afirmou a pesquisadora Márcia Motta Maues, da Embrapa Amazônia Oriental.